Se você, como eu, trabalha nessa nova era de trabalho, sabe da liberdade que existe para atuar em mais de uma área. A flexibilidade de horas permite que você trabalhe em mais de um projeto ou até em mais de um emprego. Mas você também já deve ter vivenciado a dificuldade que é explicar à sua família ou aos seus amigos o que você faz. Talvez, até você tenha dificuldade de descrever em um tweet (na verdade X, mas ainda não me acostumei com esse novo nome) o que você realmente faz. Nenhuma descrição de trabalho parece ser suficiente para você, já que você tem diversas tarefas e não cabe em uma caixinha já pré-criada de profissão. Se você se identificou com a descrição acima, é muito possível que você seja um slashie, só não sabe ainda.

 

Slashie vem do inglês slash, que significa barra (/), e é uma nova descrição de profissional inquieto que tem mais de um talento e, por isso, atua em diversas áreas. Você poderia ser um(a) chef (slash/barra) criador(a) de conteúdo (slash/barra) vendedor(a) da sua arte na praia. Por definição, slashies são pessoas com mais de um emprego, também conhecida como carreira de portfólio, mas nos tempos de hoje, e em startups, não me surpreenderia em saber que existem diversos slashies dentro de uma única empresa. I.e. social media manager / líder de projeto / atendimento ao cliente / community manager. Já pensou em algum conhecido seu, não?!?

 

Slashie

 

Hoje em dia, temos vários exemplos de profissionais com esse estilo. Tome como exemplo o Ashton Kutcher. Além de ator, modelo e produtor, mais recentemente, criou uma empresa de investimentos para atuar como investidor anjo em startups de tecnologia. No Brasil, Anitta (ou Anira para gringos) é cantora, dança, mas também é empresária e já até atuou como Head de Criatividade e Marketing da Skol Beats. Esses são exemplos famosos, mas sinceramente a gente sabe que esse Brasilzão existe slashie desde sempre.


Essa descrição vem bem ao encontro do zeitgeist. Hoje em dia, vivemos tempos de mudanças drásticas em um espaço curto de tempo, e essas mudanças requerem adaptações rápidas. O slashie tem como sobrenome ‘adaptação’. Por atuar em mais áreas, acumula diferentes experiências e está pronto para eventuais mudanças. É também uma excelente saída para aqueles que curtem diferentes áreas e não querem se ver presos a um tipo rígido de profissional ou um único tipo de tarefa diária.

Mas, cuidado! Um slashie pode acumular muitas tarefas e ser demandado fortemente por todas elas. É preciso saber dosar a sua ambição de ter mais jobs e também cuidar para que seu espírito aventureiro e disponível a novos desafios não estimule a sobrecarga por parte dos demandantes do seu esforço, seja chefe, superior ou cliente. Um slashie deve saber dosar sua energia. Nem sempre conseguimos abraçar o mundo e aprendemos a conhecer nossos limites.

 

Sobre o autor

Marina Valente

Slash por vocação. Engenheira de formação. Arquiteta de experiência por paixão. Criativa, comunicativa e com vontade de deixar um marco no mundo, encontrei no termo Slash a descrição para o que eu amo fazer, que é um pouco de tudo. Atuo na estratégia criativa e também na execução, sempre buscando trabalhar com pessoas que vibram na mesma frequência que eu, que é construir espaços inclusivos e democráticos, com diversidade de ideias.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Success
You may unsubscribe anytime you want by following the unsubscribe link from our newsletter. To Learn how we handle user privacy please checkout our page.
2s