Abilio dos Santos Diniz é um nome que ressoa no cenário empresarial brasileiro. Nascido em São Paulo em 28 de dezembro de 1936, deixou uma marca indelével na história do varejo e dos negócios, tornando-se um dos maiores empresários e investidores do país. Além disso, tornou-se um escritor best seller na área de empreendedorismo, compartilhando insights que construiu em diversas empresas que fundou e participou. Neste texto, você vai conhecer 10 marcas que fizeram parte da história do empresário. 

 

Supermercado Pão de Açúcar 

 

Em 1959, ao lado de seu pai, Valentim Diniz, o empreendedor inaugurou o primeiro supermercado Pão de Açúcar, revolucionando o varejo brasileiro com a inovação do autosserviço. A partir daí, liderou a expansão da empresa, transformando-a em um dos maiores grupos varejistas do país, com marcas como Pão de Açúcar, Extra, Ponto Frio e Casas Bahia.

 

Companhia Brasileira de Distribuição (CBD)

 

Abilio foi sócio da CBD, que inclui as bandeiras de varejo alimentar, como Pão de Açúcar e Extra, além de atacarejo, como Assaí, e eletrodomésticos, como Ponto Frio (Globex). A Companhia Brasileira de Distribuição, diretamente ou por meio de suas subsidiárias, se dedica ao varejo de alimentos, roupas, eletrodomésticos, eletrônicos e outros itens por meio de sua rede de hipermercados, supermercados, lojas especializadas e lojas de departamentos. Os segmentos da empresa incluem varejo e segmento de atacarejo, atuando em aproximadamente 20 estados e no Distrito Federal do Brasil.

 

Casas Bahia

 

Ele também foi sócio majoritário das Casas Bahia, através da Globex S/A. Essa marca icônica desempenhou um papel crucial na vida de muitos brasileiros, oferecendo produtos e crédito acessíveis, tornando-se a popular rede de varejo de móveis e eletrodomésticos do Brasil.

 

Península Participações

 

Em 2006, Abilio fundou a Península Participações, uma empresa de investimentos criada para gerir os ativos da família Diniz por meio de investimentos privados e líquidos, perpetuando sua cultura empreendedora.

 

Assaí Atacadista

 

O empresário também esteve envolvido com o Assaí Atacadista, uma rede de atacado que se tornou uma referência no setor de alimentos e bens de consumo. Trata-se de uma empresa brasileira de atacarejo que atende pequenos(as) e médios comerciantes e consumidores(as) que buscam economia, variedade de produtos e um bom atendimento. Fundado em São Paulo (SP) há 50 anos, atualmente, conta com mais de 280 lojas, distribuídas nas cinco regiões brasileiras.

 

Barateiro.com

 

Uma marca online que fez parte do portfólio de Diniz, oferecendo produtos com preços acessíveis.

 

Bartira

 

Considerada uma das maiores fábricas de móveis do Brasil, a Bartira também integrou seus empreendimentos. Atualmente, a Bartira possui um portfólio com 26 famílias de móveis para dormitórios e cozinhas, que apresentam 17 acabamentos diferentes. Com mais de 1.500 colaboradores, a empresa se diferencia das demais fábricas de móveis pela sua capacidade produtiva (8.000 móveis produzidos por dia, sendo um móvel a cada 7 segundos) e pelo controle de qualidade de todos os componentes utilizados na produção, já que ela dispõe de laboratório próprio.

 

CB Contact Center

 

Uma empresa de call center que operou sob sua influência. A empresa faz parte da Via Varejo, administradora das marcas Casas Bahia e Ponto Frio, especializada em relacionamento com o cliente. Com apenas sete anos de história, a CBCC promove o atendimento das principais vertentes do mercado: varejo, cartões de crédito, seguros e e-commerce.

 

Cnova Brasil

 

Abilio teve participação na Cnova Brasil, uma empresa de comércio eletrônico.

 

Doceira Pão de Açúcar

 

Por fim, antes de se aventurar no varejo, Abilio Diniz trabalhou na Doceira Pão de Açúcar, uma empresa familiar que produzia doces e chocolates.

 

A vida de Abilio Diniz é um testemunho de visão, coragem e perseverança, deixando um legado duradouro no mundo dos negócios e inspirando futuras gerações de empreendedores brasileiros. No dia 18 de fevereiro, o empresário faleceu aos 87 anos, mas como você viu, permaneceu vivo para milhares de brasileiros que consomem produtos ou serviços das marcas que ele participou. 

 

Conheça mais do seu legado por AQUI

Sobre o autor

Festival

O Festival Mundial de Publicidade de Gramado é um evento que reúne os principais nomes e tendências do mercado publicitário, em um cenário inspirador e acolhedor. Desde 1976, o Festival promove seminários, palestras, exposições e workshops sobre temas da publicidade e propaganda, sendo o terceiro maior evento do mundo na área, em número de participantes, e o maior da América Latina.

Success
You may unsubscribe anytime you want by following the unsubscribe link from our newsletter. To Learn how we handle user privacy please checkout our page.
2s